domingo, 17 de novembro de 2013

Vídeo da Semana: Brasis – Seu Jorge

Seu Jorge e Gabriel Moura escreveram ‘Brasis’ para homenagear os 500 anos do país, mas a canção ganhou vida após a interpretação do cantor no DVD ‘Ana & Jorge – ao vivo’ em 2005, período do escândalo do mensalão.
Oito anos depois, na semana em que foram expedidos os mandados de prisão dos condenados e em que foi celebrada a memória da proclamação da República, soa comum escutar um som coerente à situação.
As prisões dividiram opiniões, dividiram versões, dividiram grupos políticos e, claro, as manchetes dos noticiários. Pode parecer vitória, mas estamos longe disso, muito permanece sombrio, sem alterações no saber político de um povo, mais uma vez, às vésperas de eleições. Curioso, não? Mas, como diz um Conhecido aí, “Deixa pra lá!”. O mensalão de 2005 não foi o único (os bons de memória e petistas que o digam) escândalo e, tampouco, o único grande esquema de corrupção.
As prisões desta semana não dividiram espaço com o já abafado leilão da reserva de Libra, os processos de privatizações dos hospitais universitários ou outros mensalões que ocorreram (PSDB, DEM...).
Mas, como nas Jornadas (?) de junho, que seja pelo menos um 'pontapé', uma faísca de esperança, força, reorganização de mentalidades. O que seria da humanidade sem suas crises? Nos contrastes brasileiros, após velhas e novas explorações, nas crises da existência, ainda pode haver cabeças erguidas, seguindo, procurando, vivendo...

Nenhum comentário: