quinta-feira, 26 de setembro de 2013

20 Filmes Bobos que não Canso de Assistir.

Sabe aqueles filmes que marcam infância ou adolescência ou um período qualquer da vida? Resolvi, hoje, listar alguns filmes considerados bobos, sem grandes reflexões, sem grandes propostas e, muitas vezes, baseados apenas no puro entretenimento.
Desde comédias românticas, passando por animações e histórias infanto-juvenis, até algumas lindas histórias de amor. Filmes que valeram a pena assistir na Sessão da Tarde, Cinema em Casa ou Cine aventura, seja por seus enredos divertidos, pela boa trilha sonora ou pela grandiosidade do elenco. O fato de serem bobos não os torna ruins, pelo menos não sempre, mas alguns elementos os tornam comuns e imitáveis, mas, inesquecíveis.
Não consegui fazer top, então vai em ordem alfabética mesmo. Confira a lista e não deixe de opinar!

10 Coisas que eu Odeio em Você – 10 Things I Hate About You (1999), de Gil Junger.
Bianca (Larisa Oleynik) não vê a hora de arranjar um namorado, mas seu pai (Larry Miller) não permite que ela saia com garotos. Após muita insistência, o pai toma uma resolução: Bianca pode namorar, desde que sua irmã, Katharina (Julia Stiles), namore também. Só que Katharina, uma típica antissocial, rejeita completamente a ideia de envolver-se afetivamente, dificultando (e muito) a vida da irmã. Para resolver a questão, Cameron (Joseph Gordon-Levitt), apaixonado por Bianca, resolve custear Patrick Verona (Heath Ledger) na tentativa de fazer com que Katharina se apaixone por ele. Após muitas andanças, alguns segredos são revelados e muitas aventuras sucedem. Divertidíssimo!

Armageddon (1998), de Michael Bay.
Uma eletrizante ficção científica, na qual, após uma chuva de meteoros, a NASA descobre que um asteroide do tamanho do Texas aproxima-se da Terra, ameaçando extinguir a raça humana, como ocorreu com os dinossauros, há milhões de anos. Harry Stamper (Bruce Willis), o maior profissional em perfuração do solo no mundo é contratado com sua equipe, para a missão de furar o asteroide e destruí-lo com bombas. Destaques para a canção-tema ‘I Don’t Want Miss a Thing’, gravada pela banda Aerosmith, e para o Prêmio Framboesa de Ouro vencido por Bruce Willis.

Cidade dos Anjos – City of Angels (1998), de Brad Silberling.
O filme conta a história de Seth (Nicolas Cage), um anjo encarregado de tomar conta de Los Angeles e que se apaixona por uma mortal, Maggie Rice, uma cirurgiã que ficou arrasada quando perdeu um paciente durante uma operação. O amor faz com que ele pense em desistir da eternidade para ficar com ela. Um dos romances mais lindos que já vi. Destaque? Trilha sonora: ‘Íris’ (Goo Goo Dolls).

Comer Rezar Amar – Eat Pray Love (2010), de Ryan Murphy.
Liz Gilbert (Julia Roberts) tinha tudo o que uma mulher moderna deve sonhar em ter – um marido, uma casa, uma carreira bem-sucedida – ainda sim, como muitas outras pessoas, ela está perdida, confusa e em busca do que ela realmente deseja na vida. Recentemente divorciada e num momento decisivo, Gilbert sai da zona de conforto, arriscando tudo para mudar sua vida, embarcando em uma jornada ao redor do mundo que se transforma em uma busca por auto-conhecimento. Em suas viagens, ela descobre o verdadeiro prazer da gastronomia na Itália; o poder da oração na Índia, e, finalmente e inesperadamente, a paz interior e equilíbrio de um verdadeiro amor em Bali.

Como se Fosse a Primeira Vez – 50 First Dates (2004), de Peter Segal.
Confesso que acho o Adam Sandler um chato e ainda não sei como ele consegue fazer sucesso, afinal aparenta estar fazendo sempre o mesmo personagem. Mas, até que neste filme, onde interpreta Henry Roth, ele manda bem: após muito tempo de gandaia e azaração, encontra a mulher de sua vida, Lucy Whitmore (Drew Barrymore). Porém há um problema: Lucy sofre de falta de memória de curto prazo, o que faz com que ela rapidamente se esqueça de fatos que acabaram de acontecer. Com isso Henry é obrigado a conquistá-la, dia após dia, para ficar ao seu lado. Muita gente ainda tenta postar coisas românticas com relação a esse filme nas redes sociais. Bonitinho, né?

Deu a Louca na Chapeuzinho – Hoodwinked! (2005), de Todd Edwards, Tony Leech e Cory Edwards.
Uma Chapeuzinho Vermelho inocente (SQN). Um lobo mau (SQN). Um lenhador corajoso (SQN). Uma vovó indefesa (SQN). Após uma série de roubos de receitas, a tranquilidade da floresta está ameaçada e só um trabalho em equipe, em meio a uma aventura muito louca, somado a alguns temperos novos poderão solucionar um grande mistério.

Dom (2003), de Moacyr Góes.
Filme brasileiro. Bento (Marcos Palmeira) é um homem cujos pais, apreciadores de Machado de Assis, resolveram batizá-lo com este nome em homenagem ao personagem homônimo do livro ‘Dom Casmurro’. Tantas vezes foi justificada a razão da homenagem que Bento cresceu com a ideia fixa de que seria o próprio personagem e destinado a viver, exatamente, aquela história. Até chamava sua amiga de infância no Rio de Janeiro, Ana (Maria Fernanda Cândido), de Capitu. Seus amigos, conhecedores do seu sentimento de predestinação, lhe apelidaram de Dom. Bento e Ana separaram-se quando a família do menino mudou-se para São Paulo. Já adulto, Bento foi trabalhar como engenheiro de produção e vinha frequentemente ao Rio. É lá que Dom reencontra a sua Capitu e dali renasce o romance da infância, só que, agora, avassalador. Detalhe: amo a Maria Fernanda Cândido.

Ela é o Cara – She's the Man (2006), de Andy Fickman
Viola (Amanda Bynes) é uma boa jogadora de futebol, mas sempre é impedida de jogar com os garotos de sua escola devido ao preconceito de que mulher não pode ser tão boa no esporte quanto um homem. Furiosa, Viola aproveita a viagem de seu irmão Sebastian (James Kirk) e decide se passar por ele em sua escola, jogando no time masculino de futebol. Ela tem apenas duas semanas para mostrar que sabe jogar futebol, mas acaba se apaixonando por Duke (Channing Tatum), seu companheiro de quarto, que acredita que ela é um homem.

Ladrão Que Rouba Ladrão – Ladrón Que Roba a Ladrón (2007), de Joe Menéndez.
Emilio e Alejandro são dois ladrões profissionais que planejam roubar Moctezuma Valdez, o guru dos infomerciais, querem todo o dinheiro que ele ganhava com a venda de produtos defeituosos na TV. Eles precisarão de um certo número de indivíduos para executar o plano. Emilio e Alejandro, com a ajuda de alguns imigrantes conseguiram roubar até o último centavo de Valdez e distribuir todo esse dinheiro para todos os compradores roubados por Valdez. Comédia e aventura de primeira, com Fernando Colunga, protagonista das telenovelas ‘Maria do Bairro’ e ‘A Usurpadora’.

Meninas Malvadas – Mean Girls (2004), de Mark Waters.
Cady Heron (Lindsay Lohan) é uma garota que cresceu na África e sempre estudou em casa, nunca tendo ido a uma escola. Após retornar aos Estados Unidos com seus pais, ela se prepara para iniciar sua vida de estudante, se matriculando em uma escola pública. Logo Cady percebe como a língua venenosa de suas novas colegas pode prejudicar sua vida e, para piorar ainda mais sua situação, Cady se apaixona pelo garoto errado. Rejeitada e vítima de preconceito, resolve unir-se às inimigas para tornar-se popular e aprender algumas lições.

O Amor não Tira Férias – The Holiday (2006), de Nacy Meyers.
Comédia romântica e natalina não tem mesmo como dar errado, né? Iris Simpkins (Kate Winslet) escreve uma coluna sobre casamento bastante conhecida no Daily Telegraph, de Londres. Ela está apaixonada por Jasper (Rufus Sewell), mas logo descobre que ele está prestes a se casar com outra. Bem longe dali, em Los Angeles, está Amanda Woods (Cameron Diaz), dona de uma próspera agência de publicidade especializada na produção de trailers de filmes. Após descobrir que seu namorado, Ethan (Edward Burns), não tem sido fiel, Amanda encontra na internet um site especializado em intercâmbio de casas. Ela e Iris entram em contato e combinam a troca. Logo a mudança trará reflexos na vida amorosa de ambas, com Iris conhecendo Miles (Jack Black), um compositor de cinema, e Amanda se envolvendo com Graham (Jude Law), irmão de Iris.

O Auto da Compadecida (2000), de Guel Arraes.
Baseado na obra de Ariano Suassuna. Narra as aventuras dos nordestinos João Grilo (Matheus Natchergaele), um sertanejo pobre e mentiroso, e Chicó (Selton Mello), o mais covarde dos homens. Ambos lutam pelo pão de cada dia e atravessam por vários episódios enganando a todos do pequeno vilarejo de Taperoá, no sertão da Paraíba. A salvação da dupla acontece com a aparição da Nossa Senhora (Fernanda Montenegro). Tornou-se o maior sucesso nas telonas brasileiras de todos os tempos, até mesmo depois do ‘Tropa de Elite’. Como? Não sei, só sei que foi assim.

O Homem da Casa – Man of the House (1995), de James Orr.
Um tradicional complexo de Édipo somado ao complexo do macho alfa. Ben (Jonathan Taylor Thomas ) vive com a mãe Sandy (Farrah Fawcett), desde que o pai os abandonou. A vida era boa até que a mãe apaixona-se por Jack Sturgess (Chevy Chase). Incomodado com a situação, Ben tem outros planos para o recém-chegado padastro. Ele está determinado a infernizá-lo com um ridículo e frustrante teste de resistência num acampamento de Índios. Calamidades e confusões acontecem, enquanto o garoto aprende lições de vida sobre confiança e amor. Um filme identificável para muitos...

Os Batutinhas – The Little Rascals (1994), de Penelope Spheeris.
Clássico de muitas infâncias, além de uma mais inocente guerra dos sexos. Batatinha (Travis Tedford), Porky (Zachary Mabry) , Alfalfa (Bug Hall), Stymie (Kevin Jamal Woods) e outros meninos integram um grupo de garotos que simplesmente detesta garotas. Entretanto o clube se sente traído quando Alfafa se apaixona por Darla (Brittany Ashton Holmes) e os meninos começam a aprontar divertidas confusões para separar o novo casal.

Os Seus, os Meus e os Nossos – Yours, Mine and Ours (2005), de Raja Gosnell.
Frank Beardsley (Dennis Quaid) é um viúvo que tem 8 filhos. Quando ele reencontra Helen North (Rene Russo), sua namorada da adolescência, os 30 anos em que não se viram somem imediatamente. Helen também é viúva e tem 10 filhos. Sem contar a ninguém, eles decidem se casar, mas as famílias não conseguem se entender, principalmente pela diferente criação que cada grupo recebeu. Enquanto que os Beardsley são disciplinados, para os North não existem regras. Com isso, os filhos de Helen não gostam de ter que dividir a mesma casa com um bando de arrumadinhos, enquanto que os filhos de Frank não gostam de ter os bagunceiros dos North ao seu lado. Tentando resolver os problemas, Frank e Helen criam um plano que fará com que todos tenham que trabalhar juntos. Claro, os subordinados têm planos bem diferentes...

Pesos Pesados – Heavyweights (1995), de Steven Brill.
Jerry Garner (Aaron Schwartz), um pré-adolescente um pouco acima do peso, é mandado para um acampamento destinado a crianças gordinhas como ele. A promessa era que as férias de verão no Acampamento Hope seriam divertidas, mas, ao chegar, ele e seus colegas descobrem que seu monitor será um verdadeiro maluco por dietas e exercícios. Até hoje, me divirto só de lembrar das cenas.

Se eu Fosse Você (2006), de Daniel Filho.

Também marcante no cinema nacional, através da Globo Filmes. Essa divertida comédia fala de um inusitado e apaixonado casal. Cláudio (Tony Ramos) é um publicitário bem sucedido, dono de sua própria agência, casado com Helena (Glória Pires), uma professora de música que cuida de um coral infantil. Acostumados com a rotina do dia-a-dia e do casamento de tantos anos, eles volta e meia têm uma discussão. Um dia eles têm uma briga maior do que o normal, que faz com que algo inexplicável aconteça: eles trocam de corpos. Apavorados, Cláudio e Helena tentam aparentar normalidade até que consigam reverter a situação. Porém para tanto eles terão que assumir por completo a vida do outro. Confusão à vista!

Nenhum comentário: