terça-feira, 17 de abril de 2012

Indicação de Leitura: Os Bestializados

Ed. Companhia das Letras
Obra de José Murilo de Carvalho, ‘Os Bestializados: O Rio de Janeiro e a república que não foi’ trata do contexto histórico do fim da monarquia e o início da chamada "República Velha", passeando por fatos como a Revolução Sanitária, promovida pelo médico Oswaldo Cruz.
O nome do livro refere-se ao fato da população não ter ação direta nos acontecimentos da época e muitos, praticamente, nem perceberam que houve Proclamação da República, ou seja, o povo assistiu "bestializado". Com a Constituição de 1891, não dando obrigatoriedade, ao estado, em fornecer educação ao povo e o direito de voto só ser dado aos não analfabetos, a grande maioria da população é excluída da participação na comunidade política. “A República que não foi” nos remete à ideia de que a proclamação da República não ofereceu mudanças significativas à classe proletária e, sim, às elites da época, muitas delas, portuguesas.
Com o crescimento demográfico, doenças como varíola, malária, tuberculose e febre amarela invadiram a então capital do Brasil, devido principalmente ao aumento da quantidade de cortiços, cuja higienização costumava ser precária, além de problemas como o desemprego, a mendicância e as disputas ideológicas entre os já conhecidos liberalismo e positivismo, juntamente com o socialismo e o anarquismo.
A Revolta da Vacina é discutida de maneira profunda, mostrando ao leitor a importância da valorização da cidadania, no âmbito dos valores cívicos da época. A massa resolve se impor e revelar uma face que esteve oculta por anos.
Em ano eleitoral, ‘Os Bestializados’ é uma leitura de peso e pode evidenciar cidadania e valores humanos que tanto nos faltam, atualmente. Serve de exemplo para que não deixemos que a política e a politicagem nos deixem despercebidos dos fatos: A participação do povo é de vital importância para a tomada de decisões benéficas às massas e, esse reconhecimento, se dá através de uma leitura agradável e acessível. Mais que recomendado!

Nenhum comentário: