sábado, 28 de julho de 2012

Cine Estação celebra o rock nacional com exibição de documentário.


‘Rock Brasília – Era de Ouro’, é o nome do documentário que será exibido neste sábado (28) no Cine Estação das Docas para celebrar o rock nacional. O filme aborda a construção cultural e ideológica da capital federal e a busca de um lugar de destaque no cenário brasileiro na década de 1980.
Foi durante a década de 80 que surgiram grandes movimentos de rock no cenário musical. Nessa década, nasceram grupos como Legião Urbana, +Capital Inicial e Plebe Rude, que desempenharam o papel de heróis para a juventude ao superar os obstáculos e alcançarem o reconhecimento nacional.
Em 111 minutos, ‘Rock Brasília – Era de Ouro’ narra com imagens do arquivo pessoal do diretor Vladimir Carvalho, gravadas desde 1980, o processo a partir de entrevistas com Renato Russo, Dado Villa-Lobos e Marcelo Bonfá, da Legião Urbana, com Dinho Ouro Preto, Fê e Flávio Lemos, do Capital Inicial, e Philippe Seabra, do Plebe Rude. O documentário também traz depoimentos de Herbert Vianna, do Paralamas do Sucesso, e Caetano Veloso.
De acordo com a coordenação do evento, após a exibição do documentário, haverá um show em tributo à Banda Legião Urbana. A banda Tomarock interpretará canções que marcaram a década de 80, e reviverá as melhores canções da banda Legião Urbana, que virou sinônimo de ousadia para toda uma geração com músicas como ‘Pais e Filhos’, ‘Que País é Esse?’, ‘Será’ e ‘Há Tempos’, entre outras. Na programação musical também haverá músicas do Capital Inicial, Plebe Rude e Paralamas do Sucesso. Vai ser no Boulevard 3, da Estação das Docas. A classificação é de 12 anos e a entrada é de graça.
Segundo o vocalista da Tomarock, Floriano Neto, os clássicos que compõem o repertório do show sintetizam a discografia do grupo brasiliense. “A Legião Urbana é considerada uma das mais importantes representantes do rock nacional na década de 1980. Ela influenciou muitas bandas que surgiram depois. Para nós, foi uma responsabilidade grande sintetizar esse repertório de grandes sucessos em uma apresentação de cerca de uma hora”, diz.
Segundo a presidente da Organização Social Pará 2000, Gabriela Landé, o tributo à Legião Urbana foi pensado para aliar música e cinema ao público da Estação. “Ano passado, após a exibição do filme ‘Garotos de Liverpool’, tivemos a apresentação da banda Beatles Forever, com um tributo aos Beatles, e resolvemos resgatar essa feliz experiência. A ideia é proporcionar ao público da Estação um prolongamento de filmes com temática musical, aliando a música à Sétima Arte”, afirma.

Serviço
A exibição de ‘Rock Brasília – Era de Ouro’, acontece sábado (28), a partir das 19h, no Cine Estação (teatro Maria Sylvia Nunes, da Estação das Docas). Ingressos: R$ 8 (com meia-entrada para estudantes). Em seguida,o tributo à Legião Urbana, no Boulevard 3 da Estação, com a banda Tomarock. Entrada franca.
Informações: (91) 3212-5660 e 2312-5525.
Fonte: G1 Pará

Nenhum comentário: