quarta-feira, 13 de junho de 2012

Xingu+23 quer parar construção de Belo Monte.


Pescadores, pequenos agricultores, indígenas, acadêmicos e outros movimentos sociais se reúnem nesta terça-feira (13) até sábado no Xingu+23, evento que visa debater e propor ações contra a construção da Usina Hidrelétrica de Belo Monte.
O nome do evento é alusivo à Conferência Internacional Rio+20 e se refere aos 23 anos do I Encontro em Defesa dos Povos Indígenas do Xingu, em 1989, no qual conseguiu interromper o projeto de construção da usina. Antonia Melo, coordenadora do Movimento Xingu Vivo Para Sempre, destaca a importância do evento.
“Este encontro é muito importante para os povos da região, pois tem um simbolismo muito grande e visa resgatar a história de 23 anos de luta em defesa do rio Xingu e contra a construção da usina (de Belo Monte), que só trará morte e destruição”, explica Antonia.
A ideia de organizar um encontro às vésperas da Rio+20 não foi coincidência. “Enquanto o Brasil recebe ONU (Organização das Nações Unidas) para falar de sustentabilidade, nós queremos denunciar o Governo pelos crimes ambientais que vem cometendo, passando por cima de leis nacionais e internacionais”, complementa a coordenadora.
No encontro participam delegações do Pará, Maranhão, São Paulo e Rio de Janeiro, além de países como os Estados Unidos e a Turquia.

PROTESTO
Na próxima sexta-feira (15), os participantes do Xingu+23 e os residentes de Altamira realizarão uma manifestação pelas ruas da cidade. A principal pauta é a paralisação imediata da construção das obras da Usina Hidrelétrica de Belo Monte.
Fonte: (Felipe Melo/DOL)

Nenhum comentário: