quarta-feira, 30 de setembro de 2015

Contra a Corrente: Documentário conta a trajetória da campanha eleitoral de Luciana Genro.

No último dia 17 de setembro foi lançado o documentário ‘Luciana Genro: Contra a Corrente’, produzido pela Fundação Lauro Campos.


Como o título sugere, a candidata do PSOL à Presidenta da República em 2014 protagoniza os mais de 27 minutos do vídeo, no qual se narra a trajetória da campanha eleitoral, no último pleito. Porém, há também algumas referências aos protestos de junho de 2013 e a outras polêmicas, palestras e entrevistas.

Como faz questão de enfatizar, Luciana fez uma campanha diferente: sem o financiamento empresarial, com teor espontâneo e atingindo sobretudo a juventude. Tais fatos, levaram a gaúcha a conquistar mais 1.612.186 de votos, refomentando debates até então pouco explorados, o que revigorou fortemente a chamada oposição de esquerda.

Gregório Duviver, o jornalista esportivo Juca Kfouri e deputados federais como Jean Wyllys e Edmilson Rodrigues são alguns dos nomes que assinam os depoimentos do projeto, integralmente lançado de forma virtual (YouTube e demais redes sociais).

Entre as principais pautas de Genro, constam a tributação das grandes fortunas, uma auditoria fiscal e propostas relacionadas a direitos civis, como a regulamentação do uso da cannabis e a problematização da atual política de drogas, o combate à homofobia, ao racismo e às violências de gênero, além do casamento civil igualitário.

Claro, Luciana Genro tornou-se uma das figuras mais emblemáticas e em total ascensão na política atual. Seu nome e suas frases ganharam força nas redes sociais e deram origem não só a memes, mas também fortes frases de autoafirmação e legitimação de diversas classes, até então nunca tão bem representadas por um candidato à presidência da República. “Não levante o dedo pra mim”, “Linha auxiliar uma ova”, “Tem que ter lado na política” e “Nada pode parecer impossível de mudar” são apenas algumas das titulações que ganharam o coração de diversos movimentos sociais, grupos de trabalho e pesquisa e coletivos estudantis.


Coragem. Autonomia. Emponderamento. Denúncia. Propostas inteligentes. Faltariam elogios para definir a relevância que Luciana Genro apresenta atualmente. Neste contexto de crise financeira e crescimento de forças reacionárias, é nesta mulher que ainda é possível encontrar a principal liderança de esquerda da atualidade. Para comprovar, é só dar play.

Nenhum comentário: