sábado, 9 de novembro de 2013

Processo Seletivo 2014 da UFPA registra número recorde de inscrições.


Este ano, mais de 133 mil candidatos disputam uma das 5.411 vagas ofertadas pelo Processo Seletivo 2014 (PS 2014) da Universidade Federal do Pará (UFPA), número recorde de participantes. Em 2013, eram cerca de 78 mil candidatos. Os cartões de inscrição dos candidatos ao concurso já estão disponíveis na página do Centro de Processos Seletivos (CEPS).
É essencial que todos os candidatos entrem no sistema e confirmem os dados que forneceram no momento da inscrição, disponíveis no cartão de inscrição, e algumas informações, como se estão concorrendo pelo sistema de cotas ou se terão direito ao bônus de 10%.
“O cadastro contém, ainda, outros dados, como número da inscrição no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), número do CPF, documento de identidade e nome das escolas onde o candidato cursou o ensino médio. Esses dados precisam estar corretos e precisarão ser comprovados pelos candidatos classificados quando da Habilitação ao Vínculo Institucional, sob pena de o candidato perder a vaga na Universidade. Em caso de problemas com os dados, os estudantes devem entrar em contato com o CEPS”, alerta a diretora do CEPS, Marilucia Oliveira.

Maioria paraense
Entre os 133.990 candidatos inscritos no PS 2014 da UFPA, 124.068 são paraenses, o que equivale a 92,59% do total. Entre as regiões do País, a maioria dos candidatos vem de um dos Estados da Região Norte. São 126.040 candidatos do Norte (94,07% do total), 2.469 do Nordeste (1,85% do total), 648 do Centro-Oeste (0,49%), 624 do Sudeste (0,47%) e 110 da Região Sul (0,09%). Há, ainda, cerca de 3% das inscrições em que os candidatos são de outros países ou preencheram o formulário errado.
Para a presidente da Comissão Permanente de Processo Seletivos da UFPA (Coperps), Marlene Freitas, pró-reitora de Ensino de Graduação (Proeg), o aumento no número de inscritos reflete o efeito da adoção do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) como fase única de seleção para a Instituição, o que favoreceu a participação de mais candidatos do interior do Estado, uma vez que o número de locais de prova do Enem, os quais este ano somam 69, supera o número de municípios onde a Federal Paraense realiza sua prova específica. No ano passado, a prova foi aplicada em 16 cidades. Ou seja, milhares de candidatos precisariam se deslocar para o polo ou campus da UFPA mais próximo para participar da seleção.
“O que vemos, agora, é que, com o número de municípios paraenses alcançados pelo Enem, foi possível a ampliação da concorrência, abrindo-se a oportunidade de participação dos jovens de muitos lugares, sem qualquer deslocamento ou custo para isso. Democratizamos, pois, a participação, oportunizando a concretização de sonhos e expectativas de muitos jovens egressos das escolas de ensino médio do Estado do Pará”.
Demanda para o PS 2014 sai ainda em novembro
A direção do CEPS ainda está processando as informações dos candidatos, organizando-os por modalidade de cota, entre outros, mas estima que a demanda de estudantes por curso deve ser divulgada ainda no mês de novembro.
Em relação aos cursos que receberam maior número de inscritos, Medicina aparece como o mais concorrido, com 9.732 candidatos inscritos. Destes, 6.927 são da Região Norte (71,18% do total) e 2.575 de outras regiões do Brasil (25.45%), com destaque para a Região Nordeste, da qual vêm 1.588 estudantes que desejam vaga no curso de Medicina da UFPA, o equivalente a 61,66% dos candidatos inscritos de outras regiões brasileiras.
A lista segue com 7.884 inscritos para os três turnos do curso de Direito. Destes, 7.469 (94,73% do total) são dos Estados da Região Norte, 177 de outras regiões do País (2,25%) e 238 (3,02%) são de outros países. Em terceiro lugar no número de inscritos, está Enfermagem, com 3.526 candidatos, seguido por Educação Física, que recebeu 3.500 inscrições, e Administração, o qual recebeu 3.309 inscrições.
Estes números, porém, não correspondem à demanda de candidatos por vaga. “Como a UFPA possui um amplo sistema de cotas e de reserva de vagas, ainda estamos organizando as inscrições de acordo com a modalidade, segundo a qual cada candidato vai disputar vagas. Assim, apenas quando publicarmos a demanda, os estudantes saberão, realmente, quantos concorrentes terão no processo seletivo, já que o número de vagas está distribuído de acordo com grupos específicos”, adianta Marilucia Oliveira, diretora do CEPS.
Fonte: UFPA

Nenhum comentário: