segunda-feira, 21 de janeiro de 2013

Cartão eletrônico substituirá atual carteira de trabalho.


Quem está habituado com a tradicional trabalho pode começar a se despedir do modelo de livreta, afinal, o Governo Federal pretende aplicar uma nova tecnologia ao documento, substituindo-a por um cartão eletrônico.
O projeto do cartão recebeu o nome de Escrituração Fiscal Digital Social (EFD Social) e está na Câmara de Gestão.
O EFD Social permitirá que o trabalhador acompanhe e fiscalize os depósitos da empresa na contribuição previdenciária e Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS), bem como o recolhimento do Imposto de Renda. Informações sobre locais e períodos em que esteve empregado ficarão disponíveis online para consulta pessoal.
A ideia só poderá seguir adiante se for criada uma base única com dados de Ministério do Trabalho, Receita Federal, INSS e Caixa. As informações que as empresas precisavam repassar às entidades separadamente serão unificadas em uma única declaração.
Segundo o Ministro do Trabalho, a nova carteira deve inibir fraudes, facilitar o trânsito e o armazenamento de informações trabalhistas.
Também se pretende diminuir o uso de papel, a exemplo da folha de pagamentos, que hoje precisa ser impressa mensalmente e guardada por cinco anos pela empresa, e do livro de registro de empregados. Espera-se que a novidade comece a ser implanta a partir de 2014.

Nenhum comentário: