terça-feira, 9 de outubro de 2012

Semana do Círio tem Terruá Pará, com show aberto ao público.

+Gaby Amarantos, +Felipe Cordeiro, Lia Sophia, Mestre Vieira, Dona Onete, Gang do Eletro, +Luê, Nilson Chaves, Sebastião Tapajós e muitos outros representantes da música brasileira produzida no Estado estão no show Terruá Pará, que, mais uma vez, será reapresentado em Belém, encerrando esta edição do projeto, após uma temporada muito bem sucedida em São Paulo.
As duas primeiras edições reuniram 99 artistas de diversos gêneros musicais, da lambada ao carimbó, do boi-bumbá ao tecnobrega, mostrando ao Brasil a diversidade da música amazônica.
Com realização do Governo do Estado do Pará, por meio da Cultura Rede de Comunicação e da Secretaria de Estado de Comunicação (Secom), o Terruá Pará integra a política pública de difusão e circulação da nossa música. Indicado ao 7° Prêmio Bravo! Bradesco Prime, um dos mais importantes da cultura brasileira, o Terruá Pará deu enorme visibilidade à música paraense, chamando a atenção da mídia para toda a diversidade sonora que só se encontra no Pará.
Os CDs e DVDs ganharam lançamento nacional em Belém, em temporada de shows no Theatro da Paz, no início do mês de agosto, com entrada franca. Cerca de 20 jornalistas especializados e críticos musicais estiveram na capital paraense especialmente para prestigiar o evento. O público compareceu em peso e todas as apresentações tiveram casa cheia, com os ingressos esgotados em 40 minutos.
A temporada em São Paulo foi realizada nos dias 5, 6 e 7 de outubro, no Auditório Ibirapuera, com casa cheia. O show, mais uma vez, arrancou elogios e teve cobertura da imprensa nacional.
Orquestra de violoncelistas da Amazônia.
Registro
Com o lançamento dos CDs e DVDs do Terruá Pará, o público finalmente pode ter um registro inédito da música paraense contemporânea. Cada show foi transformado em DVD e CD duplo, compondo um box com design e projeto gráfico de Bina Jares. Mas também é possível adquirir os produtos separadamente. A distribuição nacional será feita pela Tratore.
No primeiro show, gravado no Auditório Ibirapuera, em março de 2006, estão Dona Onete, Mestres da Guitarrada, Nilson Chaves, Lucinnha Bastos, Grupo de Tubas da Amazônia, Arraial do Pavulagem, Toni Soares, Almirzinho Gabriel, Trio Manari, La Pupuña, Metaleiras da Amazônia, +Gaby Amarantos, DJ Iran, Mestre Laurentino, Fafá de Belém, Boi Veludinho, Vovô, Pio Lobato, MG Calibre e Luiz Pardal.
No segundo show, gravado também no Auditório Ibirapuera, em junho de 2011, estão Conjunto de Carimbó Uirapuru, Trio Manari, Sebastião Tapajós, O Charme do Choro, Dona Onete, Pio Lobato, Paulo André Barata, Orquestra de Violoncelistas da Amazônia, Lia Sophia, Solano, +Felipe Cordeiro, Manoel Cordeiro, +Luê Soares, DJ Waldo Squash, Gang do Eletro, Edilson Morenno, +Gaby Amarantos, MG Calibre, Luiz Pardal, Luiz Félix Robatto, Adriano Sousa e Esdras de Sousa.
Luê Soares, Gaby Amarantos e Lia Sophia.
Show
Com direção musical e artística de Carlos Eduardo Miranda e Cyz Zamorano, a edição deste ano traz ao palco artistas que participaram das duas primeiras edições: Conjunto de Carimbó O Uirapuru de Marapanim, Sebastião Tapajós, Trio Manari, Orquestra de Violoncelistas da Amazônia, Paulo André Barata, Pio Lobato, Mestre Vieira, Mestre Curica, Dona Onete, Toni Soares, +Luê Soares, Almirzinho Gabriel, +Felipe Cordeiro, Manoel Cordeiro, Nilson Chaves, Lia Sophia, Mestre Solano, Gang do Eletro, Mestre Laurentino, +Gaby Amarantos e Metaleiras da Amazônia, formada pelos músicos Manezinho do Sax, Pantoja e Pipira do Trombone.
Eles são acompanhados por uma banda base, formada por alguns dos melhores instrumentistas paraenses: Luiz Félix Robatto, Davi Amorim e Pio Lobato (guitarra), Clenilson “Vovô”, Adriano Sousa e Edvaldo Cavalcante (bateria), MG Calibre (baixo), Esdras Souza (saxofone e flauta transversal), Jade Guilhon (violino e bandolim), Edgar Matos (teclado) e Trio Manari (percussão).
“Um show com excelência na produção, artistas de altíssimo nível e de várias sonoridades, mostrando parte do que é produzido no Pará. Isso encanta qualquer plateia”, diz Adelaide Oliveira, presidente da Cultura Rede de Comunicação. “Nossa intenção é celebrar essa música brasileira feita no Pará. O Terruá faz a música paraense circular e atrai cada vez mais olhares para nós”.
A enorme projeção da música paraense no cenário nacional atualmente mostra que o projeto está no caminho certo: +Gaby Amarantos na abertura da novela “Cheias de Charme”; Lia Sophia na trilha sonora de “Amor Eterno Amor”; Felipe Cordeiro, Dona Onete e Gang do Eletro no circuito de grandes festivais nacionais; Mestre Vieira reverenciado como o rei da guitarrada. Não por acaso, o jornalista e crítico musical Nelson Motta sentenciou: a música paraense é mais vibrante feita no Brasil atualmente.
Expediente
Terruá Pará 2012.
Show aberto ao público.
Dia 10 de outubro, quarta-feira, a partir de 20h, entre os Palácios Antônio Lemos e Lauro Sodré, Cidade Velha.
Informações de: Terruá Pará e Agência Pará

Nenhum comentário: