quinta-feira, 12 de julho de 2012

Você Precisa Saber a diferença entre a Bíblia Católica e a protestante.

Em vários concílios, ao longo da história, a Igreja Católica estudou e definiu o índice da Bílbia. A Bíblia protestante possui apenas 66 livros porque Martinho Lutero, e principalmente seus seguidores não consideraram os livros de Tobias, Judite, Sabedoria, Baruc, Eclesiástico, 1 e 2 Macabeus, além dos capítulos 13 e 14 do livro de Daniel e os versículos 4 a 16 do capítulo 10 do livro de Ester, assim como os capítulos 11 a 16 do mesmo livro.
A razão disso vem de longe. No ano 100 da era cristã, os rabinos judeus se reuniram a fim de definir a Bíblia judaica. Acordaram, então, que os critérios para aceitar que um livro fizesse parte da Bíblia eram: (1) ter sido escrito na Terra Santa; (2) ter sido escrito somente em hebraico; (3) ter sido escrito antes dos anos 455-428 a. C.; (4) não ter contradição com a Torá, a lei de Moisés. Os protestantes só aceitam os livros que foram definidos no ano 100 pelos judeus.
Os apóstolos usavam também outros textos. A Igreja Católica, por sua vez, se valia de todos eles, ou seja, na versão anterior ao ano 100. Na Reforma Protestante, as novas igrejas passaram a utilizar os mesmos critérios que os judeus para definir a Bíblia.
Ao fim, a única grande diferença entre elas ocorre no número de livros.

Nenhum comentário: