quinta-feira, 18 de outubro de 2012

‘Porão’, uma nova opção cultural.

Um sonho tornando-se realidade. Um tédio virando melodia. Uma monotonia dando lugar ao frenesi da arte.
Além de fomentar o incentivo à leitura, o Sebo Porão Cultural foi criado com a intenção de democratizar e dinamizar o mercado bibliográfico em Belém, resgatando a cultura do sebo.
Um grave problema ficou entranhado em nossa sociedade: A leitura deixou de ser um prazer, uma arte e um ideal de vida para tornar-se obrigação, uma ‘tortura’  além de requerer grande investimento financeiro. Aos poucos, a ideia ganhou forma, primeiro nas ruas, em 2007, ainda sem muita estrutura até os dias de hoje, quando já tem muito mais a apresentar.
Segundo Ericson Aires, um dos precursores do projeto, escuta-se falar muito sobre o baixo índice de livros lidos pelos brasileiros, como se o problema apenas fosse de nossa má vontade ou falta de hábito, mas não há discussão a política livresca nacional e, acima de tudo, o que está sendo feito pra mudar tal realidade. Esse é o verdadeiro sentimento que movimenta e motiva o projeto: Quebrar monopólios (principalmente das grandes livrarias), vencer barreiras, ir além do comum.
“Esse é o Porão Cultural, pobre de estrutura, mas cheio de vontade de fazer”! Boa localização, um incrível acervo com centenas de obras, o ambiente aconchegante e um atendimento de primeira... Com tanto a oferecer, o preço baixo tornou-se um detalhe a mais para apimentar esta mais instigante opção cultural para todos os amantes de boas leituras e boa música. Vale a pena conhecer!

Em tempo:
Com o intuito de divulgar a cultura sebista e preservar a arte da leitura e da busca pelo conhecimento, espaço está com a imperdível promoção “Se dinheiro é problema, pra ler, não será mais”. A partir de sábado (20/10), todos os sábados, de 9h às 14h, o Porão Cultural disponibilizará cinquenta livros, de assuntos diversos, aos visitantes. Ainda que esteja com aparência envelhecida, sujo ou rasgado, o conteúdo não se perde e quem ganha são os famintos por conhecimento, nenhuma obra merece desprezo e pode ter muito serventia a muitos.
OBS: Cada pessoa poderá levar até dois livros.

Serviço:
Av. Almirante Tamandaré nº 692, entre as ruas 16 de Novembro e São Francisco.
Cidade Velha, Belém-PA
Telefone: (91) 8129-4983
Disponível também no Tumblr, no twitter e em sua página no Estante Virtual.

Nenhum comentário: