domingo, 2 de dezembro de 2012

Vídeo da Semana: Disfarça e Chora - Cartola & Leci Brandão


Hoje, ainda que em meio a prantos, melancolias e nostalgias, houve um toque consideravelmente especial. Além de celebrar o Dia Nacional do Samba, na última sexta-feira (30), recordamos os trinta e dois anos de falecimento do grande mestre Angenor de Oliveira, o Cartola.
O Dia Nacional do Samba surgiu por iniciativa de um vereador baiano, Luis Monteiro da Costa, para homenagear Ary Barroso. Apesar de já ter composto seu sucesso ‘Na Baixa do Sapateiro’, o sambista nunca esteve Bahia. Esta foi a data, 2 de dezembro, que ele visitou Salvador pela primeira vez. Com o tempo, a comemoração tornou-se nacional, principalmente no Rio de Janeiro e na Bahia.
Apesar de presente no país inteiro, embasado em diversos ritmos e danças populares regionais que se originaram do batuque, o samba como gênero musical é entendido como uma expressão musical urbana carioca, onde nasceu e se desenvolveu entre o final do século XIX e as primeiras décadas do século XX, praticada pelos escravos libertos. Aos poucos, entrou em contato e adaptou-se a outros gêneros musicais tocados na cidade (como a polca, o maxixe, o lundu, o xote, entre outros), adquirindo um caráter totalmente singular. Desde então, ainda que existissem diversas formas regionais de samba em outras partes do país, samba carioca urbano transcendeu o local para ser alçado à condição de símbolo da identidade nacional brasileira, durante a década de 30.
No ‘Vídeo da Semana’ de hoje, deixo minha homenagem ao maior sambista da história da música brasileira, interpretando o grande sucesso ‘Disfarça e Chora’, ao lado de Leci Brandão, e, também, a este ritmo que se tornou um dos maiores símbolos da cultura brasileira mundialmente. O vídeo pertence ao Programa ‘Ensaio MPB’ da TV Cultura de São Paulo.

Nenhum comentário: