sábado, 17 de novembro de 2012

Formação do psicólogo é tema de Jornada (JEPSI).


Troca de conhecimentos, experiências e debate integrado sobre os estudos da psicologia são temas presentes na I Jornada de Estudos em Psicologia (+JEPSI UFPA), promovida pela Universidade Federal do Pará (UFPA), entre os dias 20 e 22 de novembro, no auditório Setorial Básico I. A jornada surgiu de uma iniciativa dos alunos do curso que buscam uma forma integrada de debater assuntos que englobam a profissão e o fazer da psicologia.
Com o tema ‘Os desafios presentes à formação do psicólogo’, o evento foca nas discussões sobre as diversas áreas de atuação, como avaliação psicológica, desenvolvimento na Amazônia, autonomia estudantil, pesquisas em psicologia social, da saúde, da educação, do esporte, da área jurídica, entre outras.
Segundo a professora Kamilly Vale, coordenadora do evento, a expectativa é a de que “a Jornada possa promover debates que deem suporte aos argumentos das diferentes linhas teóricas que compõem a psicologia produzida em nosso Estado, problematizar nossas práticas de produção do saber psicológico e contribuir para a construção de processos de formação do psicólogo, em seus diferentes níveis, que deem margem à complexidade de contextos científicos, socioeconômicos, culturais, etc., que constituem nosso campo de atuação”.

Programação
A programação engloba mesas de debate, painéis, sessões, eventos culturais e coffee-break. As atividades iniciam no dia 20, a partir das 9h, com a sessão de abertura, a qual terá como tema “Desafios presente à formação do psicólogo” e contará com a presença da professora Adelma Pimentel, da Faculdade de Psicologia da UFPA. Em seguida, se iniciam os painéis.
No segundo dia, ocorre a mesa “Autonomia Estudantil: Formação para Além da Universidade”, com a professora mestra Rubilene Borges, da Liga Acadêmica de Análise do Comportamento (LAAC/UFPA), e Nathália Costa, representante do Encontro Regional de Estudantes de Psicologia Norte e Nordeste. E para encerrar, no dia 22, acontece a sessão “Desenvolvimento Humano na Amazônia”, com a presença das professoras Flávia Cristina Lemos e Milene Maria Veloso, da Universidade Federal do Pará (UFPA).

Público-alvo
“A iniciativa visa fomentar este tipo de discussão e conta com o apoio de vários grupos de pesquisa em psicologia dentro da Universidade”, assegura a professora Kamilly Vale. O evento é destinado principalmente para estudantes e profissionais da área de psicologia, mas os interessados em participar das temáticas apresentadas também podem se inscrever. As inscrições são gratuitas e ainda podem ser feitas pelo neste link.
“Já temos inscritos estudantes da área de ciências sociais, enfermagem, letras, história, farmácia, administração, biologia, filosofia, pedagogia, teatro, turismo, secretariado trilíngue, serviço social, direito, terapia ocupacional, entre outros”, diz a professora. Ao todo, cerca de 400 pessoas já confirmaram participação na programação.

Serviço:
I Jornada de Estudos em Psicologia
Data: 20 a 22 de novembro
Local: Auditório Setorial Básico I
Texto: Lorena Saraiva - Assessoria de Comunicação da UFPA
Arte: Divulgação
Fonte: UFPA

Nenhum comentário: